Rosa Alegria é uma das principais referências em Estudos do Futuro, prospectiva estratégica, inovação e criatividade no Brasil e no cenário internacional. Reconhecida por seu trabalho pioneiro na área, atua como consultora, palestrante internacional e facilitadora de processos de mudança, apoiando organizações na construção de estratégias sustentáveis e visões de longo prazo.
Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é Mestre em Estudos do Futuro pela Universidade de Houston (EUA), com especialização em Prospectiva Estratégica. É responsável pelo nodo brasileiro do Projeto Millennium, rede global de pesquisadores dedicada ao estudo dos 15 grandes desafios globais, e integra o Conselho Internacional da Ethical Markets, plataforma criada pela economista e futurista Hazel Henderson. Também foi responsável por trazer ao Brasil a plataforma multimídia Mercado Ético.
Rosa é vice-presidente e cofundadora do NEF – Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP e diretora-fundadora da PERSPEKTIVA, consultoria especializada em pesquisa de tendências, desenvolvimento de cenários e criação de estratégias de futuro. Integra o comitê científico do Estudo Prospectivo Millennia 2015, sobre projeções, tendências e cenários do futuro da mulher, iniciativa que idealizou e que é coordenada pelo Instituto Destrée (Bélgica).
Antes de sua atuação como futurista, construiu uma sólida carreira como executiva de comunicação empresarial, com destaque para sua trajetória na Avon, onde liderou um processo de renovação da marca, criou um departamento de comunicação referência no mercado e recebeu diversos reconhecimentos, entre eles o Prêmio ECO (Amcham) e o Prêmio PROCON de melhor atendimento ao consumidor no setor de cosméticos.
É cofundadora dos movimentos Mídia da Paz e ELOS – Espiritualidade e Liderança para Organizações Saudáveis, além de integrar o conselho executivo da implementação do FIB – Felicidade Interna Bruta, indicador que mede felicidade em comunidades e empresas com base na ciência hedônica, coordenado por Susan Andrews.
Possui especializações internacionais em Criatividade (Center for Creative Leadership – EUA), Sustentabilidade (Schumacher College – Inglaterra), Global Management (Morehouse College – EUA) e Teoria Integral de Ken Wilber (Kennedy College – EUA). Atua como facilitadora em processos de inovação aplicando metodologias avançadas como Appreciative Inquiry, métodos prospectivos e ferramentas criativas, incluindo Roda do Futuro, Matriz de Impacto







