Peter M. Senge é referência em aprendizagem organizacional desde a publicação de The Fifth Discipline em 1990, obra que trouxe teorias e métodos para estimular a aspiração, promover conversas reflexivas e entender a complexidade na construção de culturas organizacionais orientadas para a aprendizagem. Em 1997, a Harvard Business Review reconheceu o conceito de organização de aprendizagem como uma das “ideias de negócios mais inspiradoras dos últimos 75 anos”.
Ao longo de sua carreira, Peter questiona: “como criar condições para que as pessoas trabalhem juntas de forma mais eficiente, cultivando a inteligência inata dos sistemas?” Como engenheiro, sempre focou em ferramentas e métodos como meios para desenvolver capacidades individuais e coletivas.
Em 1997, fundou a SoL (Society for Organizational Learning), promovendo comunidades de aprendizagem entre organizações para gerar mudanças profundas. Esse trabalho levou à criação do SoL Sustainability Consortium (1998), do Sustainable Food Lab (2002) e de diversas iniciativas educacionais, culminando na comunidade global de Sistemas Compassivos.
Peter foi eleito pelo Journal of Business Strategy uma das 24 pessoas mais influentes na estratégia empresarial do século XX. Além de presidente fundador da SoL, é cofundador da The Academy for Systems Change e professor sênior do MIT no Abdul Latif Jameel World Education Lab (J-WEL), com foco em liderança de sistemas em educação.
Formado em engenharia pela Universidade de Stanford, possui MS em modelagem de sistemas sociais e Ph.D. em administração pelo MIT Sloan School of Management. Entre suas obras destacam-se: The Fifth Discipline (1990), The Fifth Discipline Fieldbook (1994), The Dance of Change (1999), Schools that Learn (2000, 2010), Presence (2004, 2008) e The Necessary Revolution (2008).







