Edvana Carvalho é atriz, escritora, poetisa e apresentadora baiana, reconhecida nacionalmente por dar vida à governanta e ialorixá Inácia no remake da novela Renascer (2024). Sua interpretação foi celebrada por trazer profundidade e respeito às religiões de matriz africana, reforçando seu papel como uma das grandes representantes da cultura e da ancestralidade negra no Brasil.
Graduada em Teatro pela UFBA e pós-graduada em Psicopedagogia, Edvana iniciou sua trajetória no histórico Bando de Teatro Olodum, onde participou da peça Ó Paí, Ó, que mais tarde se tornou um filme de sucesso — no qual também atuou, repetindo o papel em Ó Paí, Ó 2. No cinema e na TV, esteve em produções como Clandestinos e Pega Pega, além de confirmar sua presença no remake de Vale Tudo (2025), no papel da costureira Eunice.
Símbolo de representatividade, Edvana Carvalho conquistou grande reconhecimento após os 50 anos, mostrando que talento e visibilidade não têm idade. Criada no Candomblé, ela utiliza sua vivência e sensibilidade artística para valorizar a ancestralidade e reforçar a importância da cultura afro-brasileira. Sua trajetória inspira novas gerações, unindo arte, resistência e engajamento social.