Crizam César de Oliveira Filho, mais conhecido como Zinho, é ex-jogador de futebol, treinador, dirigente esportivo e atualmente jornalista esportivo, com passagens pela Fox Sports e ESPN. Revelado pelo Flamengo em 1986, Zinho iniciou sua carreira atuando ao lado de ídolos como Zico, Andrade e Leandro, e também acompanhou novos talentos como Jorginho, Ailton e Bebeto em suas primeiras conquistas.
Considerado o segundo jogador com mais jogos no Campeonato Brasileiro, superado apenas por Rogério Ceni, Zinho disputou 370 partidas pelo torneio entre 1986 e 2004. Além do Flamengo, defendeu Palmeiras, Yokohama Flugels (Japão), Grêmio, Cruzeiro, Nova Iguaçu e Miami (EUA), conquistando diversos títulos nacionais e internacionais. Pela Seleção Brasileira, foi tetracampeão mundial na Copa do Mundo de 1994, sendo peça fundamental no meio-campo e na organização do jogo, mesmo sem marcar gols no torneio.
Em 2006, iniciou a carreira de treinador no Miami, e em 2010 retornou ao Brasil como diretor executivo do Nova Iguaçu. Zinho marcou seis gols em 57 partidas pela Seleção Brasileira, conforme registro do livro Seleção Brasileira 90 Anos, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf. Sua trajetória inclui momentos de críticas, como durante a Copa de 1994, quando recebeu o apelido de “Zinho Enceradeira”, mas consolidou-se como um dos maiores jogadores brasileiros de sua geração.







