Walter Lourenção é um dos nomes mais respeitados da música clássica brasileira.
Descendente de italianos, mudou-se para São Paulo em 1938 e, ainda na infância, iniciou seus estudos musicais. Ao longo dos anos 1940, aprofundou-se em formação cultural, estudando também inglês, francês, latim, espanhol e alemão.
Formado em Filosofia pela USP, em 1967, lecionou a disciplina em renomados colégios paulistanos, como o Dante Alighieri. Paralelamente à carreira acadêmica, sua atuação na música se intensificou: em 1962, fundou e dirigiu por uma década o Grupo Coral do ICIB. Em 1964, assumiu o cargo de maestro interino do Teatro Municipal de São Paulo, colaborando na preparação de temporadas líricas ao lado de Edoardo de Guarnieri e Armando Belardi.
Ao longo de 27 anos, regeu a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e importantes formações do Rio de Janeiro. Foi também o criador da orquestra de câmara do MASP, além de reger o Madrigal Musicaviva e o coral juvenil do Liceu Pasteur.
Em 1972, realizou uma turnê europeia com integrantes do coral da Casa de Dante, do ICIB e do Madrigal Musicaviva, apresentando repertório brasileiro que atravessava do barroco ao contemporâneo. A viagem incluiu uma apresentação especial no Vaticano para o papa Paulo VI.
Em 1973, transferiu o coral do ICIB para o MASP, então dirigido por Pietro Maria Bardi, onde realizaram mais de 300 concertos ao longo da década seguinte. No museu, Walter Lourenção também dirigiu o Departamento de Música, ministrou cursos de história da música e organizou apresentações diárias com artistas do mundo inteiro.
A partir de 1975, integrou o elenco da TV Cultura, onde apresentou e dirigiu programas dedicados à música e à ópera por 11 anos. Em 1986, passou a atuar na Rádio Cultura, tornando-se uma das vozes mais reconhecidas do país ao comentar música clássica e lírica.
Agraciado com o prêmio “Presença da Itália” pelo governo italiano, Walter Lourenção segue em plena atividade: atualmente apresenta as transmissões das óperas do Metropolitan Opera de Nova York e é colunista do suplemento literário do jornal O Estado de S. Paulo.







