Tite é ex-jogador de futebol, virou treinador com seu jeito calmo e motivacional. Começou a carreira de treinador no sul, mas também já passou por São Paulo, Minas Gerais e até Emirados Árabes Unidos, onde defendeu o Al-Wahda.
Tite começou sua carreira como volante no Caxias, em 1978. Em 1984 foi vendido para o Esportivo de Bento Gonçalves. Em 1985, foi para Portuguesa.
No ano seguinte, foi para o Guarani, clube onde alcançou seu auge, sendo vice-campeão no Campeonato Brasileiro de 1986 e no Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União), além de também ter sido vice-campeão no Campeonato Paulista de 1988.
Tite foi obrigado a encerrar prematuramente a sua carreira, com apenas 28 anos, devido a uma série de lesões nos joelhos, inclusive com ruptura de ligamento, perdendo a mobilidade de uma das pernas. Até hoje não consegue dobrar um dos joelhos.
Recentemente fez uma declaração que surpreendeu a todos, dizendo que o time de infância foi o Internacional e o clube que ele sempre simpatizou, mesmo depois de se tornar treinador foi o Palmeiras, fato por ser um grande fã do trabalho do técnico Felipão.
Na infancia meu time de coração foi o Internacional e sempre tive um carinho especial ao Palmeiras por causa do Felipão que sempre fui fã.
Mas quando nos tornamos profissionais deixamos isso de lado e submetemos a outros amores de clubes que foi o Gremio, Corinthians e agora na Seleção Brasileira.
O Corinthians sagrava-se penta campeão brasileiro, e Tite ganhava o seu primeiro Campeonato Brasileiro, seu segundo torneio nacional.
Tite foi muito elogiado pela imprensa nacional por suas alterações decisivas nas últimas partidas, como as entradas de Ramírez e Adriano, que culminaram com os gols das vitórias contra Ceará e Atlético-MG, respectivamente.
Além disso, foi muito lembrado ter Tite promovido duas grandes reformulações no elenco durante 2011: após a desclassificação para o Deportes Tolima, conseguindo ótima campanha no Paulistão, e após a perda do Campeonato Paulista para o Santos, montando um grupo competitivo para o Brasileirão.
Também foi lembrada a persistência dele ao resistir durante os momentos de oscilação sofridos pela equipe ao longo do torneio.
Nas oitavas de final, o Corinthians superou o Emelec do Equador, classificando-se com um empate em 0 a 0 no Equador e uma vitória em casa por 3 a 0 indo às quartas de final da competição.