Telmo Amado é referência nacional e internacional em manejo e conservação do solo e um dos maiores especialistas em Agricultura de Precisão. Formado em Agronomia pela UFSM, possui mestrado e doutorado pela UFRGS, doutorado sanduíche pela Auburn University (EUA) e pós-doutorado na Kansas State University (KSU), onde também atua como professor adjunto na disciplina Tropical Soil Management.
Com mais de 30 anos de experiência, Telmo coordenou projetos pioneiros, como o Projeto Aquarius, consolidando a cidade de Não-Me-Toque (RS) como a capital nacional da Agricultura de Precisão. Sua abordagem une produtividade agrícola e sustentabilidade ambiental, defendendo o uso consciente de nutrientes, matéria orgânica e técnicas conservacionistas para maximizar a produção sem degradar o solo.
Atuando na interface entre universidade, indústria e campo, Telmo já foi consultor da FAO/ONU, coordenou intercâmbios internacionais e formou ex-orientados que hoje se destacam na Embrapa, universidades e empresas privadas. Reconhecido com prêmios como “Professor do Semestre” na KSU e “Pesquisador Destaque no Agronegócio”, ele contribui para o avanço da agricultura moderna e sustentável no Brasil.
Além de pesquisa e docência, Telmo é fundador do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão da UFSM, participa de três programas de pós-graduação e mantém um canal no YouTube sobre manejo do solo. Suas palestras abordam temas como Agricultura de Precisão, manejo conservacionista do solo, inovação no agronegócio e sustentabilidade, conectando ciência, tecnologia e práticas aplicáveis no campo.







