A Mente do Consumidor: Como Decifrar o Comportamento de Compra e Potencializar o Trade Marketing
Com mais de 17 anos dedicados a entender a relação entre o consumidor e o ponto de venda, Simone Terra é reconhecida como uma das principais referências brasileiras em Trade Marketing, Varejo e Estudos de Shopper. Formada em Ciências Sociais pela UFF e especializada em Varejo e Comportamento de Compra pelo renomado Instituto George Chetochine, na França, além de possuir Pós-Graduação em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico também na França, Simone reúne uma visão aprofundada, etnográfica e cultural sobre o processo de decisão de compra.
Sua atuação se destaca pela busca constante em compreender como o consumidor escolhe produtos e interage com o ponto de venda (PDV), influenciado por estímulos visuais, comportamentais e culturais. Simone foi pioneira no Brasil em consultorias de Trade Marketing e responsável por introduzir os Estudos de Shopper, metodologia que revela o “porquê” por trás das decisões de compra nos ambientes físico e digital.
Como Sócia-Diretora da Simone Terra Soluções de Mercado, Professora de Pós-Graduação na ESPM/RJ e Conselheira do Comitê de Trade Marketing da ABA, ela alia prática e teoria para entregar diagnósticos e estratégias precisas. Seu portfólio inclui marcas globais como Coca-Cola, L’Oréal, P&G, Unilever, além de grandes redes varejistas como Extra, Pão de Açúcar e Bompreço.
Empresas que contratam Simone Terra têm acesso a uma especialista que domina a Evolução do Varejo Brasileiro e desenvolve estratégias avançadas de sell in e sell out. Suas palestras e treinamentos — que abordam temas como criatividade, inovação e negociação — capacitam equipes a aplicar os Estudos de Comportamento de Compra e Consumo para maximizar resultados. Assim, o Trade Marketing torna-se um pilar estratégico para alta performance, competitividade e crescimento sustentável.







