Simon Sinek ganhou notoriedade global com sua TED Talk de 2009, intitulada “How Great Leaders Inspire Action” (“Como grandes líderes inspiram ação”), uma das palestras mais vistas da história da plataforma. Ele é autor de best-sellers como “Comece pelo Porquê” e “Encontre seu Porquê”, além de fundador da Start With Why, empresa dedicada a ajudar pessoas e organizações a descobrirem aquilo que mais as motiva.
O conceito central de Sinek é o Círculo Dourado (Golden Circle), um modelo que explica por que líderes e empresas inspiradoras conseguem gerar lealdade e criar movimentos duradouros. O modelo é representado por três círculos concêntricos:
O que – o círculo externo, que representa produtos, serviços, mercado e concorrentes;
Como – o círculo do meio, que simboliza os diferenciais e processos que tornam a empresa única;
Porquê – o círculo interno, o mais importante, que traduz o propósito, a causa ou a motivação que guia a organização.
A maioria das empresas domina o “o que”, algumas entendem o “como”, mas poucas realmente têm clareza do seu porquê, que é o elemento que inspira confiança, engajamento e lealdade. Simon defende que o sucesso vem de uma abordagem de dentro para fora, ou seja, agir a partir do propósito primeiro, depois definir o “como” e, por fim, o “o que”. Como ele afirma em sua TED Talk: “As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz”.
Para Sinek, empresas e líderes que descobrem e comunicam seu porquê conseguem criar campanhas de marketing, estratégias de liderança e culturas organizacionais mais autênticas, inspiradoras e duradouras.







