Rosaura Soligo é psicóloga e pedagoga, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP). Atua como coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, instituição que mantém parcerias estratégicas com diversas Secretarias de Educação em todo o Brasil.
Com uma trajetória profissional de mais de 40 anos na educação, Rosaura iniciou sua carreira como professora da escola pública na periferia de São Paulo, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com especial dedicação à alfabetização. Essa experiência de sala de aula foi o alicerce de uma atuação ampla, profunda e consistente no campo da formação docente, da política pública educacional e da produção de conhecimento pedagógico.
Há mais de 15 anos, por meio do Instituto Abaporu, desenvolve projetos educacionais em parceria com redes públicas de ensino em diferentes regiões do país, com destaque para duas experiências inovadoras de grande impacto social:
Atualmente, Rosaura Soligo desenvolve cursos de formação via cartas, uma metodologia inovadora que tem se afirmado como potente espaço de intercâmbio entre educadores, produção coletiva de conhecimento, desprivatização da prática docente e sistematização do saber da experiência.
É autora de livros, publicações institucionais e diversos textos na área da educação, com foco em alfabetização, formação de professores, currículo e prática pedagógica. Integra o GLEACE – Grupo Latinoamericano de Especialistas en Alfabetización y Cultura Escrita e a BIOgraph – Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, participando ativamente do debate acadêmico e educacional no Brasil e na América Latina.







