Marcos Roberto Silveira Reis, mais conhecido como Marcos, é um ex-futebolista que atuou como goleiro. De 1992 a 2012, foi atleta do Palmeiras, onde é considerado um dos maiores ídolos da história do clube. Também chamado de “São Marcos” por causa de suas defesas consideradas “milagrosas”, vestiu a camisa alviverde durante toda a sua carreira profissional, sendo decisivo na conquista de inúmeros títulos do clube, como o da Copa Libertadores da América de 1999.
Foi o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002, quando a equipe conquistou seu quinto título mundial. Também com a camisa da agremiação nacional conquistou a Copa América de 1999 e a Copa das Confederações de 2005. Transcendendo sua forte identificação com o Palmeiras, conquistou a simpatia e a admiração de torcedores de times rivais no Brasil, por conta de seu elogiado caráter e também por ser considerado um dos grandes goleiros de todos os tempos no futebol brasileiro.
Marcos detém ainda o recorde de goleiro que mais defendeu cobranças de pênaltis na história da Copa Libertadores.
Poucos meses depois do anúncio de sua aposentadoria como goleiro, Marcos iniciou uma nova fase profissional, sem, entretanto, deixar o Palmeiras. Depois de fechar um contrato de marketing com o clube, ele foi nomeado embaixador do Palmeiras. A função do ex-goleiro é, por meio de seu carisma com a torcida, cultivar os antigos fãs da equipe e conquistar novos torcedores nas diversas viagens que a equipe fará aos diversos locais onde os jogos do Palmeiras são disputados.
Em novembro de 2013, foi lançado oficialmente o documentário “Santo Marcos”, que conta a história do ídolo do Palmeiras. Com duração de aproximadamente de 72 minutos, o filme foi realizado pela produtora Contém Conteúdo e contou com a direção de Thiago Di Fiore, Fábio Di Fiore e Adolfo Rosenthal.
Além de imagens históricas de carreira de Marcos, o documentário traz mais de cinquenta entrevistas e depoimentos de vários personagens ligados ao futebol e ao ex-goleiro, como Ronaldo, Cafu, Marcelinho Carioca, Romário e Neymar, além de alguns dos maiores ídolos da história do Palmeiras, como Oberdan Cattani e Ademir da Guia, e profissionais da imprensa esportiva que acompanharam de perto a carreira do ex-atleta.
Títulos:
Palmeiras:
– Campeonato Paulista Sub-20 (1992)
– Copa Libertadores da América (1999)
– Copa Mercosul (1998)
– Campeonato Brasileiro Série A (1993 e 1994)
– Copa do Brasil (1998)
– Copa dos Campeões (2000)
Campeonato