Economista, ex-Ministro da Fazenda e um dos maiores especialistas em economia do Brasil
Filho de alfaiate e nascido em uma pequena cidade do interior da Paraíba, Maílson da Nóbrega construiu uma trajetória admirável. Começou a trabalhar ainda criança e, com esforço e determinação, chegou ao mais alto cargo da política econômica nacional: o Ministério da Fazenda, que ocupou entre 1988 e 1990, durante um dos períodos mais desafiadores da história econômica do país.
Desde jovem, teve forte envolvimento com a administração pública. No Banco do Brasil, ainda aos 20 anos, começou a atuar em áreas estratégicas do Tesouro Nacional. Posteriormente, foi peça-chave no desenvolvimento institucional do Brasil moderno. Liderou estudos que deram origem à Secretaria do Tesouro Nacional, extinguiram o Orçamento Monetário e reestruturaram o Banco Central.
Como ministro, foi responsável por restabelecer relações com a comunidade financeira internacional após a moratória da dívida externa de 1987 e consolidar as bases das privatizações, abertura econômica e modernização das finanças públicas. Sofreu pressões políticas e econômicas diversas, mas foi reconhecido por sua integridade e visão de longo prazo.
Após deixar o governo, fundou em 1997 a Tendências Consultoria Integrada, uma das mais respeitadas consultorias econômicas do país. Tornou-se colunista de veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e Veja, além de autor de seis livros, incluindo sua autobiografia “Muito Além do Feijão com Arroz” e “A Economia – Como evoluiu e como funciona”.
É membro da Academia Internacional de Direito e Economia e foi eleito Economista do Ano em 2013. Atua como palestrante, conselheiro e consultor de grandes empresas no Brasil e no exterior, como Cosan, TIM, Rodobens, Pão de Açúcar e Latin American Investment Trust (Londres).
Palestras
Mudanças na Economia
Maílson aborda os rumos da economia brasileira com análise institucional, riscos do presente e visão otimista sobre o futuro, baseado em sua vivência prática, histórica e técnica.