Psicanalista, Médico Psiquiatra e Referência em Psicanálise Contemporânea
Jorge Forbes é um dos mais respeitados psicanalistas brasileiros, com ampla formação nacional e internacional. Médico psiquiatra, é doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e em Ciências (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da USP, além de mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Escola Europeia de Psicanálise (EEP), é também membro da Associação Mundial de Psicanálise (AMP).
Reconhecido como um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, Forbes frequentou pessoalmente os seminários do mestre em Paris entre 1976 e 1981. Foi o primeiro diretor-geral da EBP e atualmente preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana. Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano da USP, onde explora a interface entre psicanálise e genética.
Forbes é autor de obras que influenciam profundamente a prática da psicanálise e o pensamento contemporâneo, como “Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI”, vencedor do Prêmio Jabuti (2013), “Você quer o que deseja?” e “Da Palavra ao Gesto do Analista”. Também coautor de “A Invenção do Futuro”, que trata da vida na era da quebra dos ideais.
Criador do programa TERRADOIS, exibido na TV Cultura, Jorge Forbes discute com clareza os desafios de viver num mundo globalizado, marcado pela queda dos ideais tradicionais e pela emergência de novos laços sociais. Suas conferências e seminários são procurados por empresas, escolas, hospitais e universidades em busca de entendimento sobre temas humanos e organizacionais na pós-modernidade.
Temas de Palestras
Psicanálise do Século XXI: Como Viver na Globalização
A Nova Economia e os Novos Parâmetros de Sucesso e Felicidade
Tecnologia e o Impacto no Mundo Subjetivo
O Conceito de Felicidade e o Papel do Sofrimento
Liderança na Era Pós-Moderna: Da Autoridade ao Desejo
Família, Amor, Adolescência e Laços Sociais na Contemporaneidade
A Globalização é Feminina?
O Corpo Falante: Subjetividade e Biologia
Educação no Século XXI e a Crise do Saber
Princípio Responsabilidade: Do Medo ao Desejo