Palestrante, refugiada síria, empreendedora social e consultora em diversidade e inclusão
Joanna Ibrahim é uma mulher síria, refugiada e assumidamente ativista, que encontrou no Brasil uma nova chance de reconstruir sua vida. Forçada a deixar seu país de origem por conta da guerra, chegou a São Paulo e enfrentou todos os desafios que acompanham o recomeço: barreira linguística, cultural e profissional. Foi da dor da ruptura que nasceu sua vocação.
A partir da própria experiência como refugiada e imigrante, Joanna se especializou em diversidade, inclusão e desenvolvimento humano. Nos últimos sete anos, atuou com organizações sociais, empresas e instituições, ajudando a criar ambientes mais diversos e conscientes. Fundou a Open Taste, startup social voltada à incubação de talentos refugiados, criando experiências práticas para inseri-los no mercado formal de trabalho.
Hoje, como palestrante, compartilha sua trajetória de superação, pertencimento e empoderamento. Joanna inspira plateias ao mostrar que é possível transformar o trauma em propósito — e que empresas também podem ser protagonistas de um futuro mais justo, diverso e sustentável.