JadeBarbosa

Jade Barbosa

Jade Fernandes Barbosa é uma ginasta brasileira que fez parte da equipe nacional que conquistou a primeira medalha de bronze por equipes para o país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Mais sobre

Jade Barbosa

Jade Barbosa é ginasta que compete em provas de ginástica artística e integrante da Seleção Brasileira Permanente de Ginástica Artística Feminina, fazendo parte da equipe nacional que conquistou a inédita oitava colocação nos Jogos Olímpicos de 2008.

Pertence também a atleta a primeira medalha na disputa do concurso geral em um Campeonato Mundial e a melhor classificação individual geral em uma edição olímpica.

Jade Barbosa iniciou-se na carreira de ginasta ainda menina. Aos nove anos sua mãe morreu vitimada por um aneurisma. Dois anos mais tarde, a ginasta participou de seus primeiros Jogos da Juventude, na categoria infantil, nos quais não conquistou medalhas. Em 2003, foi a campeã do individual geral e de todos os aparelhos disputados no Campeonato Nacional Brasileiro da categoria infantil.

No ano seguinte, no Campeonato Pan-Americano Juvenil, disputado em El Salvador, foi a medalhista de ouro no solo, de prata no salto e de bronze por equipes. Em 2005, agora na categoria sênior, a atleta conquistou a prata no salto e no concurso geral do Campeonato Brasileiro. No Pré Pan, substituindo Daiane dos Santos, competiu pela primeira vez pela seleção brasileira. No individual geral, foi 11ª colocada entre os atletas do continente. Por equipes, saiu-se vice-campeã e classificada a competir o Pan-americano.

No ano seguinte, foi campeã no solo e no salto e vice-campeã na trave, do Campeonato Nacional, realizado na cidade de Goiânia. Em São Paulo, com idade para competir no Juvenil, conquistou o ouro do concurso geral e das barras assimétricas.

Em 2007, pouco antes de completar dezesseis anos, Jade Barbosa pôde competir pela primeira vez, internacionalmente e na categoria sênior, na Copa do Mundo.

Disputou as etapas de Paris, na França, e Cottbus, na Alemanha. Na primeira, com a quarta e a sétima colocações no salto e nas paralelas assimétricas, Jade não subiu ao pódio. Na segunda, presente em três finais, conquistou a prata no salto. Em julho, aos dezesseis anos, Barbosa disputou os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

Nesta edição, saiu-se vencedora na prova do salto, após mais de quinze anos da conquista de Luisa Parente. No solo, superada pelas norte-americanas Rebecca Bross e Shawn Johnson, foi a medalhista de bronze. No concurso geral, falhas em suas rotinas a deixaram fora do pódio. Coletivamente, conquistou a prata.

Meses à frente, em nova estreia, no Mundial de Stuttgart, Jade Barbosa conquistou o inédito pódio do individual geral, para a ginás

Temas abordados por

Jade Barbosa

Contato

Contrate

Jade Barbosa

Está precisando de ajuda? Entre em contato conosco ou preencha este formulário para que nossa equipe retorne em poucos minutos.

(11) 95224‑0468

contato@coniehpalestras.com.br

Envie sua solicitação preenchendo os campos abaixo.

    Alguns de nossos clientes

    Conheça algumas marcas que escolheram a Conieh Palestras para agregar valor aos seus eventos.

    Inicio Conieh Palestras

    Vamos Conversar! Conte-nos sobre o seu evento, e um dos nossos consultores entrará em contato em poucos minutos.

    (11) 95224‑0468

    contato@conieh.com.br