Um dos raros verdadeiros self-made men do país, construiu a própria fortuna sem herança. Em suas palestras, Flávio Augusto Silva demonstra que o empreendedorismo é sua grande paixão — e defende que, apesar das contradições do Brasil, ele continua sendo um caminho viável de transformação para quem está disposto a sair do fluxo comum, assumir riscos e trabalhar sem olhar para o relógio.
Filho de família de classe média baixa, estudou majoritariamente em escolas públicas, usou transporte coletivo, participou de ações sociais com os pais e cresceu em contato próximo com crianças em situação de vulnerabilidade. Aos 19 anos, trancou o curso de Ciências da Computação na UFF para vender cursos de inglês. Quatro anos depois, fundou sua própria escola, que evoluiu para uma holding com duas redes de idiomas e uma escola de formação empreendedora.
Flávio inspira e compartilha os aprendizados de sua trajetória — de empresário admirado pelos brasileiros a dono de negócios no Brasil e nos EUA. Além da educação, um de seus grandes cases foi a compra do clube de futebol profissional Orlando City, em 2013. Em 2017, inaugurou seu próprio estádio, e o clube passou a figurar entre os mais valiosos das Américas, à frente de gigantes brasileiros, argentinos e mexicanos, segundo a Forbes.
Todo o valor de direitos autorais de seus livros e 100% das receitas de palestras são destinados ao Instituto Geração de Valor, que investe esses recursos em projetos sociais. O destaque vai para a reforma de 12 escolas no sertão de Sergipe, elevando a qualidade de vida de milhares de crianças historicamente negligenciadas pelo poder público.
Em 2014, Flávio foi eleito Carioca do Ano e entrou, pela primeira vez, na lista dos bilionários mais jovens do Brasil da Forbes.
A trilogia de livros Geração de Valor frequenta, desde 2014, as listas de mais vendidos no país, somando quase 700 mil exemplares. O Geração de Valor é um projeto social que distribui conhecimento gratuitamente nas redes. A partir de 2019, esse conteúdo passou a se concentrar em um aplicativo gratuito — com textos, podcasts e vídeos produzidos pelo próprio Flávio —, com a meta de engajar 1 milhão de usuários em seu primeiro ano.