Flávia Martins de Carvalho é juíza de direito no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e juíza auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF). Com uma sólida formação acadêmica, é doutoranda em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), além de ser mestra e graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é graduada em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Flávia é membro do Grupo de Trabalho instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tratar de questões raciais no âmbito do Poder Judiciário, além de ser diretora de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Ela foi ex-coordenadora adjunta do Fórum de Grupos de Pesquisa em Direito Constitucional e Teoria do Direito e também é conselheira consultiva do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRIA-ABMP).
Como professora e pesquisadora, Flávia se dedica às áreas de filosofia e teoria do direito, direito e literatura, gênero e questões raciais. Sua carreira é marcada por um forte compromisso com a promoção da igualdade racial e o aprofundamento das discussões sobre temas jurídicos fundamentais no Brasil.