Fundador da Gerando Falcões, empreendedor social e um dos jovens brasileiros que podem mudar o mundo
Nascido na favela, dormindo numa banheira e com o pai preso por envolvimento com o crime, Eduardo Lyra, mais conhecido como Edu Lyra, superou um cenário de extrema vulnerabilidade para se tornar um dos principais líderes sociais do Brasil. Inspirado pela força da mãe, que repetia: “Não importa de onde você vem, mas pra onde você vai”, Edu acreditou, estudou Jornalismo na universidade e, aos 23 anos, escreveu o livro “Jovens Falcões”, que ele e outros jovens venderam de porta em porta por R$9,99 nas periferias.
Com o lucro das vendas, fundou a ONG Gerando Falcões, ao lado de Amanda Boliarini, Lemaestro e Mayara (hoje sua esposa). O projeto nasceu pequeno, em Poá-SP, e se transformou em uma das iniciativas sociais mais relevantes do Brasil — uma rede de ONGs com foco em eficiência, gestão, tecnologia e impacto em larga escala, atendendo mais de 50 mil pessoas por ano.
Com habilidade em liderança e captação de recursos, Edu mobilizou grandes empresas como Ambev, Visa, Motorola, Accenture, e líderes como Jorge Paulo Lemann, Elie Horn, Flávio Augusto e Charles Wizard, que apoiam os programas da Gerando Falcões.
Já palestrou no Google, Microsoft, universidades como Harvard e London School of Economics, e foi entrevistado por nomes como Pedro Bial e Jô Soares. Edu também foi reconhecido pela Forbes Brasil como um dos jovens mais influentes abaixo dos 30 anos, Homem do Ano pela GQ Brasil, Empreendedor do Ano pelo LIDE, e nomeado pelo Fórum Econômico Mundial como membro do Global Shapers.
Temas de Palestras:
Da favela para o mundo
Superação de desafios e mudanças
Resultados com impacto social
Resiliência na adversidade
Criatividade e Inovação social