Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, há mais de 30 anos, leva arte, cultura e alegria para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade em hospitais públicos de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.
Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, ator e palhaço, a iniciativa nasceu após sua experiência com o grupo Big Apple Circus Clown Care Unit, nos Estados Unidos. Lá, ele descobriu o poder transformador da arte do palhaço no ambiente hospitalar, humanizando o cuidado e amenizando o impacto das internações infantis.
De volta ao Brasil, Nogueira criou os Doutores da Alegria, que rapidamente se tornaram referência em humanização hospitalar e inclusão cultural. Desde então, a organização já realizou mais de 1,8 milhão de visitas a crianças hospitalizadas, familiares, acompanhantes e profissionais de saúde, promovendo o riso como uma poderosa ferramenta de bem-estar e empatia.
Atualmente, os Doutores da Alegria são reconhecidos mundialmente como a única organização que evoluiu da atuação hospitalar para atividades de formação, pesquisa e produção de conteúdo sobre a arte do palhaço e o impacto do humor na saúde.
Entre suas iniciativas estão a Escola dos Doutores da Alegria e o Programa de Formação de Palhaço para Jovens, que ampliam o alcance da arte e estimulam o desenvolvimento humano através da cultura.
A instituição também realiza ações corporativas personalizadas, levando a ludicidade e o riso do hospital para o ambiente de trabalho. Essas experiências fortalecem vínculos, promovem empatia e inspiram propósito — e os recursos arrecadados são revertidos para os projetos nas áreas de saúde, cultura e assistência social.
Com trajetória marcada por inovação, impacto social e sensibilidade, os Doutores da Alegria seguem como um exemplo inspirador de empreendedorismo cultural e transformação social através da arte.







