Chieko Aoki já foi chamada de a grande dama da hotelaria brasileira. Ela comanda 3,2 mil pessoas na rede Blue Tree Hotels por todo o Brasil.
O nome em inglês de sua empresa significa o mesmo que seu sobrenome em japonês: árvore azul. Frutífera, por sinal. Em 2002 a receita da rede foi de R$ 100 milhões, 20% acima de 2001. E isso considerando que o período não foi dos melhores para o setor.
Como presidente, da Blue Tree Hotels, rede que congrega 27 hotéis e resorts de alto padrão. É diretora executiva da Noah Gastronomia e referência no Brasil e na América Latina, quando se trata de sucesso e empreendedorismo.
O espírito inovador da “Sra. Aoki” sempre primou pela qualidade de serviços e produtos, desde o início de sua vida profissional.
Exerceu sua carreira em diversos lugares do mundo, incluindo Estados Unidos, Ásia e Europa, mas concentrou-se no Brasil, onde iniciou sua trajetória de sucesso, em 1982, como Diretora de Marketing e Vendas do Caesar Park São Paulo.
No ano seguinte, assumiu a Vice-Presidência: “Nosso objetivo era expandir a marca Caesar Park no mercado internacional, motivados pelo enorme sucesso obtido no país”, comenta.
Em 1986, chegou à Presidência da Caesar Park Hotels & Resorts, na ocasião com 12 estabelecimentos, síntese da hotelaria de luxo e altamente qualificada – onde imprimiu seu talento, criando um incomparável “brand” de serviços hoteleiros.
Nesse mesmo ano, Chieko Aoki tornou-se Presidente da Westin Hotels & Resorts, a mais antiga e tradicional companhia hoteleira nos Estados Unidos, com hotéis em todo o mundo.
Seu conhecimento é constantemente reciclado e aprimorado com viagens pelo mundo, o que lhe permite criar seu estilo próprio e sempre inovador na hotelaria nacional.
Em dezembro de 1997, passou a dedicar-se exclusivamente ao comando da Administradora Caesar Towers, marca que criou em 1992 para hotéis de categoria 4 estrelas e que mostrava na ocasião expressivo crescimento no país.
Em setembro de 1998, de acordo com sua estratégia de expansão, mudou o nome da administradora para Blue Tree Hotels.
Formada em Direito pela Universidade de São Paulo e com pós-graduação em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio, fez cursos em Administração Hoteleira na Cornell University, nos Estados Unidos.
Fala fluentemente português, inglês, japonês e espanhol, e participa de diversas organizações de âmbito privado e governamental para o desenvolvimento do turismo e da indústria hoteleira nacional.