Seu legado é construir uma segurança que se manifeste em atos de cuidado.
Andreza Araújo tem desenvolvido sua carreira em segurança, saúde e meio ambiente há mais de 24 anos em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de alimentos, bens de consumo e materiais de construção em todo o mundo.
Trabalhou como Gerente Geral Global de HSE na Votorantim Cimentos para as Américas, Europa, Ásia e África, e também na Unilever como Diretor de SHE para a América Latina, e na PepsiCo Foods como Gerente de HSE para a América do Sul, América Central e Caribe.
Reconhecida pelo seu compromisso, dedicação e habilidades de liderança, lançou seu primeiro livro em São Paulo, Brasil, em 2014: “Faça a Diferença” – Seja Líder em Saúde e Segurança, pela Editora Nelpa. O livro convida os leitores a refletirem sobre o papel que a saúde e a segurança desempenham na agenda corporativa e na vida pessoal de cada cidadão, uma vez que qualquer um pode ser considerado um líder potencial em saúde e segurança.
Em 2016, lançou outras duas publicações: “Guia Prático sobre Liderança para Segurança”, com 39 ações de aplicação imediata para alavancar e manter a cultura de segurança; e “Como Fazer uma CIPA Excepcional”, esclarecendo regras, normas e diretrizes gerais sobre o assunto.
Além desses trabalhos, escreveu mais de 10 livros sobre diversos temas com foco em Cultura de Segurança, publicados em português, inglês, espanhol e alemão. Essas publicações abrangem uma ampla gama de assuntos dentro do âmbito da segurança e saúde, visando aprofundar o entendimento e promover as melhores práticas tanto em ambientes profissionais quanto pessoais, alcançando um amplo público em diferentes culturas e contextos linguísticos.
Hoje, seu foco mudou para a transformação cultural. Nesse contexto, já trabalhou com mais de 250 empresas no Brasil, América Latina, Europa e África. Este trabalho envolve impulsionar mudanças dentro das organizações para fomentar ambientes onde a segurança e a saúde estão profundamente enraizadas na cultura corporativa, levando a práticas mais sustentáveis e eficazes.
Andreza também trabalhou intensamente na redução de acidentes e na promoção da saúde e segurança entre os funcionários. Quando ainda estava na PepsiCo, a região da América Latina alcançou uma redução de 86% na taxa de acidentes por horas trabalhadas em operações desde 2007. Na Unilever, foi responsável por mais de 30 fábricas em toda a América Latina, onde implementou programas significativos como o “BeSafe”







