Amyr Klink é amplamente reconhecido por suas impressionantes expedições marítimas. Comandante de mais de 22 expedições à Antártica em embarcações projetadas e construídas no Brasil, ele utiliza suas palestras para compartilhar reflexões sobre planejamento, execução e superação.
Seu primeiro feito notório ocorreu em 1984, quando completou uma travessia solitária a remo no oceano Atlântico. Essa jornada de sete mil quilômetros ligou Luderitz, na Namíbia, a Salvador, na Bahia, e foi feita completamente sozinho.
Em dezembro de 1989, ele partiu em direção à Antártica, a bordo do veleiro Paratii, que foi especialmente construído para a missão. Klink passou um ano na região, sendo que por sete meses seu barco ficou preso no gelo na Baía de Dorian. Após essa aventura, ele navegou em direção ao Polo Norte e retornou, após 642 dias, a Paraty, em outubro de 1991.
Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, seus desafios começam na construção das embarcações e no planejamento de suas expedições.
Como empreendedor no setor náutico e em domos geodésicos, é sócio de duas empresas dedicadas ao planejamento, pesquisa e desenvolvimento de projetos especiais. Além disso, é cofundador do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul (SC).
Pioneiro em sua área, Amyr já realizou mais de 2.500 palestras em 13 países, acumulando mais de 36 anos de experiência como palestrante. Suas apresentações abrangem eventos abertos, como congressos e seminários, além de eventos corporativos.
Ele se comunica com públicos de todas as idades e níveis hierárquicos, oferecendo palestras em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e português.
Amyr também é autor de mais de um milhão de livros vendidos, que foram traduzidos para seis idiomas:
> “Cem dias entre Céu e Mar” – Relato da primeira travessia do Atlântico Sul em barco a remo, realizada em 1984;
> “As Janelas do Paratii” – Um livro de fotografias;
> “Paratii entre dois polos” – Relato da viagem de 642 dias entre a Antártica e o Ártico a bordo do veleiro Paratii, de 1989 a 1991;
> “Mar Sem Fim” – Uma exploração completa ao redor da Antártica;
> “Linha D’Água” – Uma jornada entre estaleiros e homens do mar;
> “Não Há Tempo a Perder” – Autobiografia escrita por Isa Pessoa.