Alexandre Silva é uma das vozes mais respeitadas no Brasil quando o assunto é envelhecimento, saúde coletiva e direitos da pessoa idosa. Atual Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ele reúne uma trajetória sólida de pesquisa, atuação acadêmica e articulação pública em temas essenciais para o presente e o futuro da sociedade brasileira.
PhD em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), mestre em Reabilitação e especialista em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Alexandre construiu sua carreira integrando conhecimento técnico, sensibilidade social e compromisso com a justiça e a inclusão.
Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), além de ter sido colunista nos portais UOL e O Futuro das Coisas, com artigos reflexivos sobre envelhecimento, longevidade, desigualdades e os diversos modos de viver a velhice.
Sua atuação também se destaca na militância e produção científica voltada à intersecção entre raça, envelhecimento e saúde pública. Alexandre foi membro do Centro Internacional de Longevidade (ILC-Brasil), atuando como ponto focal em raça, etnia e desigualdades sociais, e integra os Grupos Temáticos “Envelhecimento e Saúde Coletiva” e “Racismo e Saúde”, ambos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
Como palestrante, consultor e pesquisador, Alexandre Silva tem impactado públicos diversos com análises contundentes, dados atualizados e uma abordagem humana sobre temas como:
Políticas públicas para o envelhecimento;
Cidadania e direitos da pessoa idosa;
Saúde da população negra;
Envelhecimento ativo e interseccionalidade;
Desigualdades estruturais e envelhecimento no Brasil.
Alexandre é uma referência nacional na promoção da dignidade, equidade e visibilidade das velhices brasileiras. Suas palestras são um convite à reflexão, transformação e construção de uma sociedade mais inclusiva, ética e preparada para o futuro que já começou.