Aílton Graça é ator, carnavalesco, comunicador e um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira. Nascido em São Paulo, criado na periferia no bairro de Americanópolis, teve uma trajetória marcada pela superação e pela paixão pela arte. Antes da fama, trabalhou como camelô, fiscal de lotação e servidor público estadual, onde teve seu primeiro contato com o teatro institucional.
Formado pela Oficina Vocal do Centro Cultural São Paulo e com formação em técnicas circenses pelo Circo Escola Picadeiro, Aílton também foi aluno de Antunes Filho, um dos maiores diretores do teatro brasileiro. Sua carreira ganhou projeção nacional com o papel marcante de Majestade no filme Carandiru (2003), seguido por diversas atuações no cinema, teatro e televisão.
Na TV Globo, destacou-se em novelas e séries como América, Cobras & Lagartos, Sete Pecados, A Diarista, Cidade dos Homens, Império (onde viveu o querido Xana Summer), entre outras produções. Sua presença cênica forte, aliada ao carisma e versatilidade, faz dele um dos atores mais respeitados da teledramaturgia nacional.
Apaixonado por cultura popular, Aílton Graça tem uma ligação profunda com o carnaval paulistano, sendo mestre-sala, coreógrafo e desde 2019, presidente da tradicional escola de samba Lavapés, a mais antiga de São Paulo. Com forte engajamento social, é referência na valorização das raízes afro-brasileiras, na defesa da arte periférica e no incentivo à cultura como ferramenta de transformação social.
Tipos de Trabalho e Atuação:
– Atores / Celebridades
– Mestre de Cerimônias
– Apresentações institucionais e culturais
– Palestras sobre trajetória, cultura popular e superação
– Eventos sobre carnaval, arte periférica e negritude