RobertoDaMatta

Roberto DaMatta

Roberto Augusto DaMatta é um antropólogo, conferencista, filósofo, consultor, colunista de jornal e produtor brasileiro de TV.

Mais sobre

Roberto DaMatta

Roberto Augusto DaMatta é um antropólogo, conferencista, consultor, colunista de jornal e produtor de TV. É Professor Titular de Antropolgia Social do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor Emérito da Universidade de Notre Dame, ocupando a cátedra Reverendo Edmund P. Joyce.

Graduado e licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, Roberto possui curso de especialização em antropologia social do Museu Naconal da Unversidade Federal do Rio de Janeiro bem como mestrado e doutorado em 1969 e 1971 respectivamente pela Universidade Harvard.

Foi chefe do departamento de Antroplogia do Museu Nacional e o coordenador do seu programa de pós-graduação em Antropologia Social. É professor emérito da universidade norte-americana de Notre Dame, onde ocupou a cátedra Rev. Edmund Joyce, Ciências Sociais de Antroplogia de 1987 a 2013. Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Sociais da PUC-RJ.

Em 2001, recebeu a Ordem do Mérito. Roberto realizou pesquisas etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé. Foi pioneiro nos estudos de rituais e festivais em sociedades industriais, tendo investigado o Brasil como sociedade e sistema cultural por meio do carnaval, do futebol, da música, da comida, da cidadania, da mulher, da morte, do jogo do bicho e das categorias de tempo e espaço.

Considerado um dos grandes nomes das Ciências Sociais no País, é autor de diversas obras de referência na Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como Carnavais, Malandros e Heróis, A casa e a rua ou O que faz o brasil, Brasil?

Em 1974, Oswaldo Caldeira realizou para o Ministério da Educação e Cultura, com finalidades didáticas, o documentário de média metragem Aukê. O filme é uma aula de Antropologia, baseada em um estudo feito em 1970 por Roberto chamado Mito e anti-mito entre os Timbira, que conta o surgimento do homem branco do ponto de vista indígena. O próprio Roberto apresenta e explica seu trabalho ao longo do filme, que foi selecionado e exibido no Festival de Brasília de 1975.

No ano de 2017, recebeu duas medalhas: A Medalha “Marechal Trompowsky”, pelos relevantes serviços prestados à educação no âmbito militar e A Medalha de Comendador, da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho.

Uma das maiores influências de Roberto é o antropólogo estadunidense David Maybury-Lewis, a quem auxiliou durante seus estudos na Universidade Harvard.

Temas abordados por

Roberto DaMatta

Contato

Contrate

Roberto DaMatta

Está precisando de ajuda? Entre em contato conosco ou preencha este formulário para que nossa equipe retorne em poucos minutos.

(11) 95224‑0468

contato@coniehpalestras.com.br

Envie sua solicitação preenchendo os campos abaixo.

    Alguns de nossos clientes

    Conheça algumas marcas que escolheram a Conieh Palestras para agregar valor aos seus eventos.

    Acessar Conieh Palestras

    Vamos Conversar! Conte-nos sobre o seu evento, e um dos nossos consultores entrará em contato em poucos minutos.

    (11) 95224‑0468

    contato@conieh.com.br