O repórter-atleta nasceu em Resende, no oeste do Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela Faculdade da Cidade em 1991. Ainda na faculdade, passou por agências de publicidade e, em seguida, começou a trabalhar na TV Búzios.
Em 1992, foi contratado pela TV Lagos, afiliada da Rede Globo na cidade de Cabo Frio.
Clayton sempre foi aficionado em esportes. Começou a correr na década de 1990, depois que se mudou para o Rio de Janeiro. Logo de início já começou participando de uma meia maratona. Após a formatura foi morar em Sorocaba (SP), onde tinha um amigo que corria, daí passou a gostar das corridas de longa distância.
Em 1993, depois de passar pelo escritório da TV Norte Fluminense em Macaé, foi trabalhar na TV Aliança Paulista de Sorocaba, onde se tornou editor e apresentador do noticiário esportivo local. Lá fazia matérias de geral e cidades.
Foi na capital paulista começou a participar de coberturas em esportes de aventura. Em 1996, fez uma matéria na Pedra do Baú, em Campos do Jordão/SP antecipando o que seria depois conhecido como Bungee jumping, já para TV Globo. Em maio daquele ano, foi contratado como repórter do Esporte Espetacular e passou a trabalhar no Rio de Janeiro.
Em sua primeira participação no programa apresentou uma expedição ao topo do Illimani, na Bolívia, acompanhando o alpinista Makoto Ishibe. Foram duas edições na mesma montanha a 6,5 mil metros de altitude.
Em 1997, estreou no Jornal Nacional com a entrevista com um torcedor do Vasco da Gama sobre a vitória do clube no Campeonato Brasileiro de futebol daquele ano.
Em 2001, cobriu no Rio de Janeiro a primeira edição no país dos X Games, competição que levou o esporte de aventura para a grade de programação da Rede Globo.
Participou da cobertura no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em 2006, em Interlagos/SP. Na sequência cobriu as corridas da Stock Car, a edição do Rally dos Sertões, e o Rally Dakar, no continente africano..
Entre as reportagens excursões, esteve em 2002 no monte Aconcágua, na Argentina. Na oportunidade, usou pela primeira vez o kit correspondente, equipamento desenvolvido pela equipe da Central Globo de Engenharia que permite a transmissão de conteúdo tanto pela internet quanto por satélite.
Em 2005, escalou a montanha mais alta do mundo, o Monte Everest, com quase 9 mil metros de altura, localizado na fronteira do Tibete com o Nepal. Essa aventura não chegou ao final devido ao tempo. Voltou lá em 2008 e concluiu a chegada ao cume.