Com os pés firmes nas raízes brasileiras e olhos voltados para o futuro, Alex Atala é um apaixonado pelo Brasil, pela natureza, pela gastronomia e pela vida. Seu primeiro contato com a região amazônica ocorreu na infância, influenciado pela família. Aos 19 anos, iniciou sua carreira de chef na Escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica, e passou por importantes cozinhas na França, Itália e Brasil.
De volta a São Paulo em 1994, destacou-se nos restaurantes Filomena e 72, até fundar o Namesa e, em 1999, o renomado restaurante D.O.M., que revolucionou a gastronomia brasileira ao valorizar ingredientes e culturas nacionais em uma cozinha sofisticada e vanguardista.
Atala criou a linha Retratos do Gosto, em parceria com a MIE Brasil, oferecendo produtos que valorizam ingredientes brasileiros e o consumo consciente, como mini-arroz do Vale do Paraíba, feijão-guandu, granolas e farinhas especiais.
Além do D.O.M., inaugurou o Dalva e Dito, em 2009, que apresenta gastronomia afetiva com alma brasileira, e em 2012 lançou o Mercadinho Dalva e Dito, que oferece produtos e comidas para viagem.
Em 2013, fundou o Instituto ATÁ, projeto multidisciplinar que integra conhecimento, cultura alimentar, produção e natureza. Ainda naquele ano, revitalizou o Riviera Bar, importante ponto cultural em São Paulo.
Reconhecido internacionalmente, foi o chef brasileiro mais bem avaliado no Guia Michelin 2015, com três estrelas somadas entre D.O.M. e Dalva e Dito. Em 2016, participou da série Chef’s Table, da Netflix.
Alex Atala une técnica, sensibilidade e compromisso social, valorizando pequenos produtores, incentivando jovens talentos e apoiando projetos sociais. Participa de eventos gastronômicos globais e do Cook It Raw!, ao lado de nomes como René Redzepi e Massimo Bottura.
Autor de livros importantes, como “Alex Atala – Por uma Gastronomia Brasileira” e “D.O.M. Redescobrindo Ingredientes Brasileiros”, ele é uma referência em gastronomia, liderança e inovação.